20/11/11

Pectina caseira - Espessante para geleias e compotas

Boa tarde a todos. Hoje, pela primeira vez, experimentei fazer a PECTINA - espessante para geleias e compotas de frutas mais "aguadas", como o melão e o morango. Já tinha visto a receita em diversos blogs e a minha irmã já tinha feito mas eu nunca me tinha posto a isso.
Mas, também vos digo uma coisa, só consegui tratar de arranjar a parte branca das laranjas graças às facas de cerâmica. Caso contrário este seria um trabalho impensável para mim, já que sou um desastre em cortar coisas finas (tiro mesmo só casca bem grossa, de tal maneira que as coisas ficam reduzidas em quase metade. Eh Eh).



Ingredientes:

- 100 gramas da pele branca da laranja
- 570 gramas de água

- Sumo de 1 limão

Preparação:

Colocar no copo a pele branca da laranja e dar uns golpes de turbo. Juntar a água e o sumo de limão e programar 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Depois programar mais 20 minutos, temperatura 100, velocidade 2.
Retirar do copo e coar o líquido utilizando um passador fino. Calcar bem os restos das cascas para que saia o líquido todo, já que essa é a parte que contem mais pectina.
Deitar num frasco esterilizado e fechar de imediato. Deixar arrefecer o frasco virado com a tampa para baixo para ganhar vácuo.
Dura 4 meses.
A parte branca









                                                       
A casca das laranjas e a famosa faca







A parte banca depois dos golpes de turbo









    Com a água e o sumo de limão








NOTAS:
Use 60 a 120ml de pectina para cada 500g de frutas quando fizer as suas compotas ou geleias.
Agite o frasco antes de usar.
Estas notas foram retiradas DAQUI .

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra