30/12/11

Panetonne

Hoje fiz pela primeira vez um Panetonne. Ficou com bom aspecto mas só amanhã é que o vou provar, já que é para levar para casa dos meus pais para a Passagem de Ano.
Tirei a receita do Fórum Bimby e a receita é da Guisas.


Ingredientes:

- 300 gramas de leite
- 100 gramas de açúcar
-150 gramas de manteiga ou azeite
- 60 gramas de fermento fresco
- 5 gemas
- 1 pitada de sal
- 800 a 850 gramas de farinha (dependendo do tamanho das gemas)
- 100 gramas de passas maceradas em brandy e /ou frutas cristalizadas em pedaços pequenos.

Preparação:
Macerar as passas em brandy e reservar. Deitar no copo da bimby o leite, a manteiga ou o azeite e o açúcar e programar 1 minuto, temperatura 50º C, velocidade 2.

Juntar o fermento e as gemas e misturar uns 10 segundos na velocidade 3.
Incorporar a metade da farinha e misturar na velocidade 7.
Juntar o resto da farinha e programar 10 segundos na velocidade 9.
Depois programar 3 minutos na velocidade espiga.
Deixar no copo até que dobre o seu volume (tem que sair massa pelo buraco do copinho) - Eu usei o abafador que a Mariana Morais me ofereceu.
Retirar a massa do copo, incorporar as passas bem escorridas e a fruta cristalizada  e amassar uns segundos com as mãos, para distribuir bem as passas e a fruta por toda a massa.
Colocar a massa na forma reservada e deixar num local quente onde possa dobrar de volume.
Pré-aquecer o forno a 180º e quando estiver quente, baixar para 160º C e introduzir o panetonne e deixa-se por 35 a 40 minutos. (Se necessário tapar com papel de alumínio).
Uma vez cozido, retira-se do forno e coloca-se sobre uma grelha para que arrefeça.

Notas:

1 - Em alternativa a esta forma pode usar uma forma alta e redonda, colocar uma tira dupla de papel vegetal de 15 cm de altura, prendendo com fita cola pela parte de fora, de modo a que o panetonne possa crescer por esta parede, pincela-se muito bem com manteiga ou azeite para que não pegue. 

2 - Para a massa levedar mais depressa após estar dentro da forma, pode pré-aquecer o forno a 50 º C e colocar lá dentro a forma com a massa durante uns minutos com o FORNO DESLIGADO MAS QUENTE.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra