03/09/12

Compota de melancia

 
Experimentei, pela primeira vez, fazer compota de melancia, uma vez que cá em casa habitavam 2 melancias XL cujo destino estava dificil de conhecer.
Assim, para que uma não se estragasse, foi directamente para a panela.... ou melhor, para a Bimby. Bem.... parte dela, pois outra parte foi para fazer sumo e ainda ficou um resto para se comer.

 

Ingredientes:                                      
 
- 1000 gramas de melancia descascada e sem pevides mas com um bocadinho da parte branca
-1 maçã descascada e sem caroço     
- 500 gramas de açúcar gelificante                       
- 350 gramas de açúcar louro (ou amarelo)
- 1 limão descascado e sem caroços
- 10 gramas de canela em pó                    
 
Preparação:
Descasque a melancia e tire-lhes as sementes. Deixe ficar um bocado da casca branca e deite no copo da bimby, partida aos bocados, juntamente com a maçã e o sumo do limão sem caroços. Triture 15 a 20 segundos na velocidade 4 - consoante queira pedaços maiores ou mais pequenos. Aumente o tempo se não quiser que fiquem bocadinhos inteiros.
Acrescente o açúcar e a canela e misture 5 segundos na velocidade 3. Programei 40 minutos, temperatura varoma, velocidade 1. Depois mais 10 minutos temp 100º velocidade 1. Como ainda o achei liquido deitei para um tacho e deixei ferver um bocado mais. No fim de arrefecer engrossa mais.
Deite em frascos esterilizados, tape-os e vire-os de cabeça para baixo para ganhar vácuo. Deixe arrefecer assim.
Bom apetite.
 
NOTA: SE OS FRASCOS TIVEREM TAMPA DE PLÁSTICO OU SEM SER DE METAL, NÃO OS VIRE SENÃO ENTORNA O DOCE.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra