04/03/13

Tortilha Espanhola de Batata

Olá. Hoje para o meu jantar resolvi fazer uma coisa de que gosto bastante - uma tortilha de batata tipicamente espanhola.
Fiz só meia receita mas vou deixar aqui a receita "inteira" :).
NOTA: Não tirei foto por esquecimento. Para a próxima vez tiro. Desculpem.
Ingredientes:
- 200 gramas de cebola descascada
- 200 gramas de azeite Oliveira da Serra
- 500 gramas de batatas descascadas e partidas em pedaços
- 1 colher de chá de sal
- 6 ovos
Preparação:
Deite no copo da bimby a cebola cortada em quartos e pique 4 segundos na velocidade 4 (se gostar dela mais picada, programe mais uns segundos a gosto). Acrescente o azeite e refogue 7 minutos, temperatura varoma, velocidade colher.
Coloque a borboleta nas lâminas e deite as batatas com sal. Programe 13 minutos, temperatura varoma, velocidade 1, colher inversa (NÃO COLOQUEI A BORBOLETA E PROGRAMEI NA MESMA VELOCIDADE).
Retire a borboleta e deite as batatas partidas aos cubos no cesto da bimby, colocando-o sobre uma taça para escorrer o excesso do azeite.
Sem lavar o copo, deite os ovos com sal e programe 10 segundos na velocidade 3.
Junte às batatas reservadas. Adicione 2 colheres de leite, para que a sua tortilha fique mais dourada e bonita.
Poderá optar por cozinhar a tortilha na varoma ou na frigideira.
Se optar pela varoma, forre o tabuleiro desta como com papel vegetal humedecido, coloque 500 gramas de água no copo, Deite a mistura sobre o papel, tape e coloque a varoma em cima do copo fechado. Programe 20 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
No fim volte a tortilha, com a ajuda da tampa da varoma. Faça-a deslizar novamente para o tabuleiro (a parte mais crua para baixo) e programe mais 10 minutos  na mesma velocidade e temperatura.
Se optar pela frigideira, deite a mistura numa anti-aderente e deixe cozinhar. Vire-a de igual modo, com a ajuda de uma tampa (eu tenho uma própria) para cozinhar de ambos os lados.

Bom apetite!!!!

3 comentários:

  1. Olá! Gostava de experimentar a receita, mas tenho uma dúvida, as batatas são colocadas inteiras?

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia. Tem toda a razão. Foi lapso meu que não especifiquei. As batatas são cortadas aos pedaços do tamanho que desejar.
    Obrigada pela visita e beijinhos
    Alexandra

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra