22/07/13

Congelar batatas

Olá boa tarde. Agora não vos venho trazer uma receita. Venho sim deixar umas dicas sobre batatas.
Acho que é útil para quem tem em casa batatas a estragarem-se, ou para quem simplesmente as quer aproveitar bem antes que se estraguem.
 
 
 Nunca congele batatas inteiras ou cruas, pois ficam ensopadas em líquido vocês acabam por deitar a maioria das batatas fora. As batatas para congelar devem ter pelo menos 30 dias, após a sua colheita, caso contrário elas ficarão com uma coloração acastanhada. Armazene as batatas cruas em um lugar fresco e escuro. Nunca as guarde no frigorífico. As batatas congeladas devem ser consumidas num período de 1 a 2 meses.


 Congelar batata - Batata em palitos para fritar

 Descasque e corte a batata em palitos. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe durante 4 minutos. Depois coloque-as num banho de água gelada para parar o processo de cozimento. Escorra bem.
 Para congelar, unte levemente um pirex grande com um pouco de óleo vegetal. Coloque as batatas no pirex numa única camada e leve-as ao congelador até ficarem congeladas. Transfira as batatas para um saco plástico e coloque-as de novo no congelador.
Depois pode-se fritar ou assar. Para fritar, adicione as batatas congeladas em óleo quente e deixe fritar até dourarem. Para assar, coloque as batatas congeladas num pirex e leve ao forno a 220 graus por 15 a 20 minutos.

 

Congelar batata - Batata em cubos

 Descasque as batatas e corte em cubos. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe durante 5 minutos. Coloque-as em um banho de água gelada. Escorra bem. Congele da mesma forma como congelou as batatas fritas. Estas batatas pode ser usadas para muitas coisas, incluindo batata frita e puré de batata.


 
 Congelar batata - Puré de batata

 O puré de que sobra pode ser congelado. Coloque-o em recipientes de armazenamento de plástico e congele. Aqueça o puré de batata descongelado no forno ou no microondas.
 
Congelar batata - Bolinhos de batata

 Descasque as batatas e rale. Coloque a batata ralada em água fria para evitar que elas escureçam. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe durante 3 minutos e depois passe por um banho de água gelada. Escorra bem. Dê o formato desejado aos seus bolinhos e coloque sobre uma folha levemente untada e congele. Transfira para um saco de plástico para congelar.

Podem-se assar ou cozinhar estes bolinhos numa panela levemente untada com óleo ou no forno. Cozinhe os bolinhos congelados, caso contrário irão desfazer-se.

2 comentários:

  1. Ui que trabalheira amiga,....
    :)
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    muito obrigada pela a tua sugestão :)... Xana, o blog assim está lindo ;)...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra