03/11/13

Bacalhau no forno com Amêndoas e Corintos

Para o MEU almoço (sim, só eu é que comi), houve um  Bacalhau no forno com passas corintos. A receita original integra o livro 1001 receitas de bacalhau e leva pinhões em vez de amêndoas.
Ficou muito bom, garanto-vos.



Ingredientes :

- 2  postas de bacalhau demolhado DIAS             

- 0,5 kg batatas
- 1 dl azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita e 30 g de banha
- 1 cebola
- 2 gemas de ovo
- 30 gramas de amêndoas e 15 g de uvas passas corintos
- 20 gramas de farinha
- 2 dl de leite
- Sal Necton, pimenta e noz moscada Suldouro q.b.
- Pão ralado, salsa e sumo de limão, q.b.

Preparação:
Descasque e lave as batatas; enxugue-as e corte-as aos palitos; frite-as mas só até ficarem cozidas. Escorra-as em papel absorvente.
Coza o bacalhau durante 10 minutos em lume brando. Depois de cozido retire-lhe a pele e as espinhas e parta-o às lascas.
Entretanto, descasque e corte as cebolas às rodelas finas; lave, enxugue e pique a salsa; esprema o limão e junte o sumo às gemas e bata-as. Deite num tacho o azeite e a banha, as cebolas e a salsa, e refogue.Quando começarem a alourar junte as lascas de bacalhau e a farinha.
Mexa continuamente até tudo ficar bem envolvido.Junte o leite quente e continue mexendo até obter um creme grosso.Tempere com sal, pimenta e noz moscada.Retire do lume e misture as gemas batidas com o sumo de limão a este preparado.Leve novamente ao lume, mexendo sempre, durante 1 minuto.
Deite um pouco de azeite no fundo dum tabuleiro e cubra com uma camada de batatas fritas e uma camada do preparado de bacalhau.
Polvilhe com amêndoas e uvas passas sem graínhas.Repita as camadas até acabarem os ingredientes.
Por último polvilhe com pão ralado e leve ao forno aquecido a 190ºC para alourar e sirva de imediato.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra