01/11/13

Receita de Bolo Base - Ideal para Cake Design

Boa tarde. Deixo-vos uma receita de bolo que sai sempre bem e foi a que usei há uns dias para confecionar ontem o meu bolo de Halloween.
A receita está no livro Momentos Doces  da Mafalda Matias.
Com esta base poderemos obter diversos bolos, tais como, bolo de laranja, bolo de chocolate, bolo de baunilha, entre outros. Basta adicionarmos ingredientes e/ou fazermos pequenas alterações para o efeito.
 

 
Ingredientes:
 
 
- 250 gramas de manteiga à temperatura ambiente
- 1 pacote de açúcar baunilhado Vahiné
- 200 gramas de açúcar
- 200 gramas de farinha
- 1 colher de chá cheia de fermento
- 6 ovos
- 50 ml de leite
 
Preparação:
 
Pré-aqueça o forno  a 180º C. Unte a(s) forma(s) com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata as claras em castelo e reserve. Bata um pouco a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e o leite e continue a bater.
Adicione as gemas, uma a uma, e bata até obter uma textura cremosa e homogénea.
Misture o fermento na farinha e adicione-a (de preferência peneirada) aos poucos ao preparado. Bata ligeiramente na velocidade miníma até incorporar. Envolva as claras em castelo. Coloque a massa na(s) forma(s) e leve ao forno.
 
NOTA: O tempo de cozedura dependerá do tamanho da(s) forma(s) mas para verificar se o bolo está cozido, basta introduzir um palito no centro. Se sair seco está pronto. Quando o bolo começar a despegar das laterais é também sinal de que está cozido.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra