06/07/14

Truques, Conselhos e Dicas

Olá, boa noite a todos. Após uma semana de férias, estou de volta e desta vim com uma nova rúbrica no blog, dedicada a truques, conselhos e dicas para utilizar na sua casa. Espero que gostem e que seja muito útil para todos. São excertos que vou recolhendo de diversos locais por onde vou passando. Para começar vou falar do SAL.

As utilidades do sal para a limpeza de casa

 O sal é um dos principais elementos que nunca faltam na cozinha desde os tempos mais remotos. Ainda que há alguns séculos fosse considerado um bem e uma fortuna, hoje em dia, você pode comprar sal a preços bastante acessíveis.
São muitas as contra-indicações do uso indiscriminado do cloreto de sódio para a alimentação, já que trás como consequência a hipertensão, problemas renais e retenção de líquidos. Entretanto, pode ser um grande aliado na limpeza de casa. Sendo assim, se o médico te proibiu o consumo de sal, aproveite para usá-lo na limpeza.

Usos do sal em casa

 § Mantém as flores frescas por mais tempo juntando uma pitada de sal na água do vaso de flor.
§ Controla as ervas daninhas dos jardins, ao espalhar o sal nas fendas das telhas ou nas suas bordas, onde geralmente essas ervas crescem.
§ Apaga as labaredas que o óleo pode produzir, atirando o sal em cima das chamas.
§ Retira a neve da rua e da calçada, polvilhando o sal sobre a neve ou geada, impedindo que essa cole no chão.
§ Repele as formigas, ao espalhar o sal na entrada de casa, em volta das janelas e por baixo das portas.
§ Seca a roupa no inverno, coloque um pouco de sal na água no último enxaguamento, para evitar que a roupa congele no varal, quando esse estiver a céu aberto.
§ Protege os móveis de vime, evitando que fiquem amarelados. Aplique o sal com uma escova húmida e deixe secar no sol.
§ Aumenta a vida útil das esponjas de banho ou cozinha. Depois de usá-las, coloque-as de molho na água com sal.
§ Evita a geada nas janelas de casa e do carro, ao esfregar uma esponja com água e sal.
§ Limpa o interior dos sapatos. Colocando um pouco de sal, elimina a humidade e o mau cheiro.

Usos do sal na limpeza de casa
 § Elimina toda a sujidade que se produz por queimas ou derramamento nas panelas, frigideiras, panela de pressão, forno e boca do fogão. Aplique bastante sal e retire com toalha de papel.
§ Retira as manchas de vinho dos tecidos. Deve secar com movimentos para cima, aplicando sobre a área atingida uma quantidade generosa de sal. Deixe por alguns minutos e depois enxágue a peça, caso se trate de uma roupa. Se for um tapete, varra e passe o aspirador.
§ Desodoriza e limpa o frigorífico. Aplique sal e água com gás na porta e dentro dele  por alguns minutos antes de descongelar ou limpar.
§ Elimina as manchas de ferrugem nos tecidos, misturando um pouco de sal com sumo de limão, humedecendo bem e depois secando ao sol. Lave depois, como de costume.
§ Apaga as manchas brancas sobre os móveis de madeira, depois de apoiar um copo ou algo molhado. Aplique uma camada de óleo e sal sobre a mancha, esfregue suavemente, deixe por uma hora e, então, retire.
§ Retira o óleo dos utensílios de ferro da cozinha. Espalhe um pouco de sal em cima deles e deixe por alguns minutos. Retire o excesso e lave como de costume. A mesma técnica pode ser usada para eliminar as manchas escuras de café e chá nas chávenas.
§ Reduz o mau cheiro nos frascos e garrafas, tanto de vidro como de plástico (mas, nessas últimas é mais fácil concentrar o cheiro). Adicione uma colher de sal dentro do recipiente e deixe por alguns minutos. Lave-o normalmente com detergente ou outro produto de limpeza.
§ Retira as manchas da banheira, lavatório da casa de banho e da cozinha. Faça uma mistura de aguarrás com sal. Aplique sobre as superfícies e deixe por 15 minutos. Desse modo, aquela incómoda cor amarela sairá. Depois, passe uma esponja húmida para retirar os excessos e ficar com as peças limpas.

§ Limpe os pisos de toda a casa. Adicione em um balde com água morna, meia chávena de sal. Limpe como de costume. Se o piso for de madeira, ele terá mais brilho e se for de cerâmica, você evitará que fique sujo em seguida.
§ Dá brilho às peças de bronze, estanho, prata e cobre. Faça uma mistura em partes iguais de vinagre, farinha e sal. Aplique nos objetos e deixe por quinze minutos. Retire com uma escova suavemente e seque com um pano seco. Depois é só polir.
§ Previne o acumular de gordura e mau cheiro no lavatório da cozinha. Prepare uma pasta com vinagre e sal espalhe e depois deixe que escoe pelo ralo.
§ Evita que o ferro de passar cole na roupa, adicione um pouco de sal na goma de passar, isso também faz com que os lençóis e as roupas de algodão fiquem com aspecto de novos.
§ Limpa as teclas amareladas do piano. Coloque sal e sumo de limão  num pano fino e com ele esfregue para ir removendo as manchas pela humidade ou com o uso constante. O mesmo tratamento pode ser usado nas peças de mármore ou de marfim.
§ Aumenta a vida útil das escovas, antes de usá-las pela primeira vez, submergi-las na água quente com sal. 
§ Dá brilho às cores das roupas ao lavá-las, como, por exemplo, as cortinas e os tapetes de fibras naturais.
§ Remove as manchas de suor da roupa. Coloque quatro colheres de sal num litro de água quente. Esfregue com uma esponja a roupa até que a auréola desapareça. 
§ Retira as manchas de sangue. Molhe a roupa na água fria com sal, lave em água com sabão e ferva. Apenas para roupas de algodão, linho e fibras naturais.

4 comentários:

  1. Vou guardar esta dica. Nem uso muito sal na alimentação...mas se tem assim tantas utilidades, é bom saber!

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei que o sal tivesse tanta utilidade. Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  3. bem não fazia ideia que o sal servisse para tanta coisa ;) já sei o que vou fazer ao sal que não posso por no comer por causa da hipertensão

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Apenas serão moderados os comentários SEM exagero de publicidade.
Obrigada
Alexandra