19/12/14

Bolo de batata doce

Assim que vi esta receita no blog  AQUI fiquei logo com vontade de a fazer. 

Foi hoje. 
Foi mais uma desculpa para usar outra das minhas formas novas d'A Metalúrgica . Desta vez foi a Estrela-Cometa




Ingredientes:



- 500 gramas de batata doce
- 8 ovos
- 350 gramas de farinha
- 200 gramas de açúcar
- 100 gramas de margarina
- 1 colher de chá canela em pó 
- 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
- 1 colher de café de sal
- Margarina para untar
- 1,5 litros de água
- Açúcar em pó para decorar


Preparação Bimby:

Coloque as batatas doces cortadas em bocados no cesto do copo com  1,2 litros de água, o sal e programe 25 minutos, temperatura varoma na velocidade 3. Retire o cesto, despeje a água , descasque as batatas doces e coloque as mesmas no copo. Reduza-as a puré, programando 30 segundos na velocidade 9 (passe a espátula em volta do copo para baixar o que ficou nas paredes do mesmo). 
Retire o copo da base e deixe arrefecer 10 minutos. Volte a colocar o copo, adicione os restantes ingredientes, excepto a farinha e o fermento e programe 30 segundos na velocidade 4. 
Junte a farinha e o fermento e envolva 20 segundos na velocidade 4. 
Unte uma forma. Deite a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 minutos. Desenforme e polvilhe com o açúcar em pó.

Preparação tradicional:

Coloque as batatas doces cortadas em bocados num tacho, junte a água, o sal, leve ao lume durante cerca de 30 minutos Despeje a água, descasque as batatas doces e coloque-as numa taça funda, reduza-as a puré com uma varinha mágica, adicione os restantes ingredientes, excepto a farinha e o fermento e bata bem com a batedeira. 
Adicione a farinha e o fermento aos poucos e bata mais um pouco.
Unte uma forma. Deite a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 minutos. Desenforme e polvilhe com o açúcar em pó.



0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra