31/12/14

Tronco de Natal de Limão coberto com Natas de Chocolate

Olá boa tarde. Trago-vos o meu último bolo do ano de 2014.
Como tinha ali um pacote de litro de natas de chocolate aberto e não se podiam estragar, resolvi aproveitá-las para cobrir um bolo de limão que fiz na forma Tronco de Natal da Metalúrgica . 
Ficou muito bom, diferente eu diria. De sabor agridoce.





Ingredientes:

- 260 gramas de açúcar
- 2 limões
- 4 ovos
- 200 gramas de natas
- 100 gramas de manteiga
- 250 gramas de farinha
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Natas de chocolate q.b. para cobrir o bolo

 
Preparação:

Coloque o açúcar e a raspa de 1 limão no copo da bimby e pulverize 15 segundos na velocidade 5.
Coloque a borboleta nas lâminas, o sumo dos 2 limões, os restantes ingredientes, excepto a farinha e o fermento, e programe 5 minutos na velocidade 4.
Aqueça o forno a 180º C. Retire a borboleta e junte a farinha e o fermento. Envolva 20 segundos na velocidade 3.
leve ao forno numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha, durante cerca de 30 minutos.



NOTA: Este bolo pode ser coberto com um glacê que se faz misturando 280 gramas de açúcar em pó (pulverizado na bimby na velocidade 5, 15 segundos) com o sumo de 1 limão, com a ajuda de um garfo. Este glacê deita-se por cima do bolo no fim de completamente frio.


29/12/14

Alheira com Batatas barbacoa

Ontem o meu almoço foi umas alheiras óptimas, da Minho Fumeiro, acompanhadas por batatas Gomos Barbacoa da McCain que foram fritas em óleo Fula.
Para finalizar, servi as alheiras numa linda tábua da Gradirripas
Digam lá que não tenho parceiros excelentes?
Obrigada.





Produtos Lacticínios do Paiva

Hoje estou em modo publicar posts atrasados.
Desta vez venho agradecer aos Lacticínios do Paiva e ao Marco Lamas os produtos recebidos e que posso afirmar serem deliciosos.
Telefonaram-me da transportadora a dizer que tinha uma caixinha para me entregar e, qual não foi o meu espanto, quando me apareceram à porta com esta caixa:


No interior estavam mais umas quantas caixas de queijos frescos, requeijões, queijos secos, queijos fatiados, queijos curados, queijos flamengos e até manteiga!!!




 










Os queijos frescos de menor validade foram já todos consumidos e dois de outra qualidade fizeram parte da ceia de natal da família

- O QUEIJO AZEITÃO D.O.P. DIVINUSO Queijo de Azeitão Divinus D.O.P. é produzido a partir de leite de ovelha cru, ao qual apenas se junta cardo e sal.
Possui uma pasta amarelada, amanteigada, untuosa, com poucos ou nenhuns olhos e textura fechada, com zona de corte facilmente deformável. O aroma e sabor são característicos, limpos e inconfundíveis. São definidos como um misto de ácido e salgado, com a presença, quase imperceptível, de amargo e picante, o que torna o sabor verdadeiramente peculiar. A sua maturação opera-se num mínimo de 20 dias.                                          

e

-  O QUEIJO DE CABRA  - Queijo curado de Cabra, elaborado a pensar nos paladares mais exigentes e intensos. De formato tipo “Rolha” são queijos de pasta semi-dura de cor amarela clara, textura consistente e bem ligada, bouquet agradável e sabor acidulado


Produtos Minho Fumeiro

Olá.
Mais uma vez a Minho Fumeiro teve a gentileza de me entregar, pelas mãos da D. Ângela Malheiro uns produtos excelentes.


- Chouriça de sangue

Farinheira


- Alheira 

- Chouriça de Carne


Muito obrigada!!!! 

Parceria Guloso

Venho comunicar que o meu blog iniciou uma parceria com a GULOSO
Fundada em 1945 a Guloso é a marca portuguesa especialista em produtos de tomate dos quais se destacam a polpa, onde é líder de mercado, concentrado de tomate, molhos prontos, ketchups, pedaços e pelados, inovando constantemente através do lançamento de produtos distintivos no mercado como é o caso do recente Molho de Francesinha, vencedor do Sabor do Ano 2014, Masters Distribuição 2014 e Escolha do Consumidor 2015, e ainda Molho de Pizza.

 





A Guloso encontra-se integrada na Sugal Group, um dos maiores produtores europeus de tomate, que processa cerca de 500 mil toneladas de tomate só nas suas duas fábricas de Portugal (Azambuja e Benavente).
Na composição dos produtos Guloso não encontrará corantes nem conservantes mas poderá contar com os benefícios do Licopeno – um antioxidante natural do tomate que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do organismo.

Existe na “Guloso” um forte compromisso com a qualidade e a mesma é garantida através da aplicação de métodos de controlo rigorosos, acompanhando todo um processo produtivo desde a matéria-prima até ao produto final.

O que tiveram a gentileza de me enviar:



- Molho de Francesinha - Cumpre a riqueza do molho tradicional da Francesinha, com selecção rica de ingredientes, dos quais se destaca o tomate português, elemento rei da Guloso.



- Molho para pizza  - Num formato ready-to-serve, top-up squeeze, que permite ao cozinheiro um doseamento perfeito e aplicação directa na base da pizza.


- Polpa de tomate com cogumelos
- Polpa de tomate com tomate cherry e chili

Obrigada Guloso. 

28/12/14

Pudim de Morango com natas de chocolate.

Este pudim foi feito, à última da hora e no último dia de participação, para entrar num passatempo promovido pela Boca Doce.
Teve uma história engraçada pois, após tirar umas quantas fotografias com todas as taças e de estar quase a submeter a participação, lembrei-me que não tinha inserido a embalagem do pudim usado - requisito obrigatório.
O que vale é que sobrou a taça maior, pois as outras já tinham sido devoradas, e deu para remediar a situação.
Lá fui eu buscar a taça com a sobremesa, tirar mais fotos, desta feita com a devida embalagem.
Que aventura!!!! 



Para além da foto e da receita, tinha que se adicionar uma frase com as palavras Boca Doce e Natal e a minha ficou assim, bem simples: "
Neste Natal com Boca Doce eu vou contar, para adoçar a minha mesa a todos agradar."

 Agora resta esperar pela decisão do Júri que só será conhecida no dia 15 de Janeiro de 2015. 

Como uma das regras é a foto enviada ser exclusivamente para uso no passatempo, não vou mostrar a que enviei.


Ingredientes: 


- 1 pudim BOCA DOCE de Morango

- 100 gramas de açúcar

- Meio litro de leite

- Natas de Chocolate q.b. B'Sweet



Preparação Bimby: 



Deite o leite, o preparado de pudim e 100 gramas de açúcar no copo da bimby. Feche e programe 12 minutos, velocidade 2,5 na temperatura 90º C. 

Deite em Taças individuais ou numa taça grande e leve a solidificar. 
No fim de consistente, bata as natas de chocolate - sem adicionar açúcar.
Introduza-as num saco ou seringa de pasteleiro, com um bico a gosto e faça montinhos de natas por cima do pudim.
Enfeite com estrelas de açúcar.

Delicie-se.  





Preparação tradicional:



Prepare o pudim conforme as instruções da embalagem.

Deite em Taças individuais ou numa taça grande e leve a solidificar. 

No fim de consistente, bata as natas de chocolate - sem adicionar açúcar.

Introduza-as num saco ou seringa de pasteleiro, com um bico a gosto e faça montinhos de natas por cima do pudim.

Enfeite com estrelas de açúcar.


Delicie-se.  





25/12/14

Bacalhau da meia noite

Boa noite. Boas festas para todos.
Deixo uma sugestão de bacalhau diferente. Espero que gostem.



Ingredientes:
- 700 gramas de postas de bacalhau DIAS demolhadas
- ¼ de broa de milho
- 1 couve portuguesa pequena
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 3 ovos
- Azeitonas pretas sem caroço  q.b.


Preparação Bimby:
Arranje a couve, corte-a aos pedaços  e coloque-a na varoma, temperada com uma pitada de sal fino. Encaixe no copo da Bimby com 500 gramas de água. Feche e programe 35 minutos, velocidade 2, temperatura varoma. Retire e reserve.
Junte mais um pouco de água no copo até perfazer novamente 500 gramas. . Lave os ovos e coloque-os na varoma, juntamente com as postas do bacalhau. Encaixe no copo, feche e programe 25 minutos, temperatura varoma, velocidade 2.
Descasque  e lave as cebolas, corte-as aos pedaços e deite no copo escorrido. Adicione ½ copo medida de azeite e pique 5 segundos na velocidade 5.
Passe a espátula para tirar o que ficou nas paredes do copo, tempere com sal e pimenta e programe  5 minutos, velocidade  colher inversa, temperatura varoma.
Deite para uma tigela, junte as lascas do bacalhau e dois ovos cozidos picados grosseiramente. Envolva tudo.
Descasque os dentes de alho, deite-os no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Junte a broa cortada em pedaços e programe mais 15 segundos na mesma velocidade.
Num tabuleiro faça uma cama com a couve, deite por cima a mistura do bacalhau, cubra com o preparado da broa, as rodelas do ovo e regue com o restante (1,5 dl) azeite e leve ao forno pré-aquecido a 220º C até que fique douradinho. Retire do forno, decore com azeitonas pretas sem caroço.




Preparação tradicional:
Coza o bacalhau em água. Assim que levantar fervura apague o lume e deixe o bacalhau na água da cozedura durante 10 minutos. Retire-o da água ao fim desse tempo.
Arranje a couve, corte-a aos pedaços  e coza-a em água e sal até estar no ponto. Retire-a e reserve
Retire as peles e espinhas ao bacalhau e lasque-o.
Faça um refogado, em lume brando, com 0,5 dl de azeite e as cebolas picadinhas. Tempere com sal e pimenta.
Deite para uma tigela este refogado, junte as lascas do bacalhau e dois ovos cozidos picados grosseiramente. Envolva tudo.
Pique os alhos e junte-os à broa desfeita. Misture bem.
Num tabuleiro faça uma cama com a couve, deite por cima a mistura do bacalhau, cubra com o preparado da broa, as rodelas do ovo e regue com o restante (1,5 dl) azeite e leve ao forno pré-aquecido a 220º C até que fique douradinho. Retire do forno, decore com azeitonas pretas sem caroço.

21/12/14

Delícia de coco

Olá a todos. Este ano a Daniela Fonseca teve a ideia de criar um grupo no facebook ao qual deu o nome de "Amigo Secreto 2014". Foi uma ideia gira e à qual aderi, pois o objectivo era uma troca de prendas virtual. Todos os presentes têm algo em comum... todos são receitas de bloggers. Foi feito um sorteio e a cada um que se inscreveu calhou um amigo secreto e a minha amiga é a Patrícia Pereira (clicar no nome para ver o blog dela)
A minha escolha recaiu numa sobremesa que tem um dos meus ingredientes preferidos - o coco. 

NOTA - Não vou fugir muito ao texto original da Patrícia pois afinal o que se pretende é ser fiel à receita original. 

Obrigada, adorámos a nossa sobremesa de hoje Patrícia. Feliz Natal!!!! 





Ingredientes:

- l litro de leite meio gordo 
- 200 ml de leite de coco
- 6 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 1 chávena coco (mal cheia)
- 2 paus de canela
- Casca de 1 limão (bem fininha)
- 4 a 5 colheres de sopa de amido de milho


Preparação tradicional:

Diluir o amido de milho em 150 ml de leite frio.
Levar o restante leite ao lume, num tacho anti-aderente  com o leite de coco, o açúcar, a casca de limão e os paus de canela, Deixar cozer durante alguns minutos em lume brando.
Retirar o pau de canela e a casca de limão.
Juntar o coco ralado e deixei cozer durante mais alguns minutos 
Reduzir o lume para o mínimo, e adicionar ao preparado o amido de milho (diluído) aos poucos e sem parar de mexer.
O creme tem de ter uma consistência muito cremosa (caso esteja muito líquido adicionar mais 2 colheres de sopa de amido de milho diluídas num pouco de leite) - importante reter que ao adicionar o amido aos poucos se a consistência estiver no ponto não adicione mais, isto porque depois de frio o creme vai ficar ainda mais preso.
Colocar o creme em taças individuais ou se preferir numa forma de pudim (humedecidas com água).
Levar as taças ao frigorífico pelo menos por 4 horas.
Pode servir com molho de caramelo ou caramelo líquido de compra. 
Desenformar a delícia de coco com cuidado e decore a gosto. 


                  


NOTA: Se gostar de sentir os flocos de coco adicione primeiro o amido de milho e por último o coco ralado.