11/01/15

Polvo Minhoto

Olá boa noite. O meu almoço de hoje foi Polvo à Minhota - Uma das receitas que aprendi no workshop que ganhei na Nestlé. Estava uma delícia.
Agradeço também à Luisa Ginoulhiac e à Olivia Fagundes Rocha dos blogs No Mundo de Luísa e Alquimia dos Tachos, respectivamente, a simpatia durante todo o workshop.
E, claro, à Nestlé por me ter presenteado com este evento ao escolher o meu bolo para ser um dos vencedores do passatempo de Natal de 2014.
 
 
Ingredientes (para 4):
 
 
- 1 polvo ou 4 pernas de polvo
- 4 fatias de presunto (não usei)
- 1 pimento vermelho (só usei meio)
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- Salsa q.b.
- Azeite q.b.
- Maionese de pimento *
- 2 embalagens de puré de batata Maggi(usei da McCain)
 
* Maionese de pimento:
 
- 4 colheres de sopa de maionese de compra (ou faça caseira)
- 1/2 pimento vermelho sem pele
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- 2 colheres de sopa de água
 

 
Preparação:
 
Cozer o polvo na panela de pressão, juntamente com 1 cebola (20 minutos depois do pipo começar a rodar) ou no tacho (cerca de 1  hora).
 
Faça a maionese de pimento, juntando a maionese, meio pimento sem pele e sem sementes, o alho, o sal e a água. Bata com a varinha mágica ou no liquidificador. Bata até emulsionar. Reserve no frigorifico.
 
Faça um refogado (ou estrujido)com o azeite, a cebola descascada e cortada em rodelas finas e os alhos descascados e cortados em tiras.
 
Num tabuleiro de forno (de preferência de barro)faça montes com o puré, todo à volta do tabuleiro, no meio faça uma cama com metade do refogado, disponha por cima o polvo cortado em pedaços ou então as pernas do polvo abertas ao meio e recheadas com o presunto. Coloque por cima o restante azeite do refogado.
Deite a maionese por cima do polvo e leve ao forno a gratinar.
 

 
 
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra