06/05/15

Bacalhau à Brás

Boa tarde. Hoje um bacalhau muito tradicional mas sempre delicioso.  
Com a ajuda da minha mandolina V3 da Borner , cortar a cebola bem fina e as batatas em palha ficou tornou-se bem mais simples. 



Ingredientes para 4 pessoas:


- 400 g de bacalhau Desfiado Demolhado (Usei bacalhau DIAS)
- 3 colheres de sopa de azeite
- 400 g de batata 
- 6 ovos
- 3 cebolas
- 1 dente de alho
- salsa, sal e  pimenta q.b
- Azeitonas pretas

Preparação:


Descascam-se  as batatas e cortam-se em palha(usei a placa de 3,5 mm da mandolina V3 para cortar) . Fritam-se em óleo bem quente, retiram-se e escorrem-se sobre papel absorvente.Cortam-se as cebolas em rodelas finíssimas (usei a placa de rodelas finas da mandolina V3) . Pica-se o alho.

Entretanto, leva-se ao lume um tacho, de fundo espesso, com o azeite, a cebola e o alho e deixa-se refogar lentamente até cozer a cebola. Junta-se, nesta altura, o bacalhau e mexe-se com uma colher de madeira para que o bacalhau fique bem impregnado de gordura.

Juntam-se as batatas palha ao bacalhau e com o tacho sobre o lume deitam-se os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta.
Mexe-se com um garfo, e logo que os ovos estejam em creme, mas cozidos, retira-se imediatamente o tacho do lume e deita-se o bacalhau num prato ou travessa.
Polvilha-se com salsa picada e serve-se bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.


2 comentários:

  1. huuummmm... gosto tanto tanto!!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. bem tradicional bem simples mas um prato que eu adoro e fica sempre delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra