10/09/15

Tipos de corantes - diferenças

.
Olá boa tarde. Andei nas minhas pesquisas e encontrei aqui um artigo que achei muito interessante que resolvi partilhar convosco. Espero que vos seja muito útil.
O que se pretende é esclarecer algumas dúvidas sobre corantes.
Existem 3 tipos de corantes alimentares -  gel, liquido e pó e todos têm diferenças e usos específicos.

1 - Corante Gel: pode ser utilizado em qualquer tipo de alimento (doce ou salgado), é o único que se adapta a tudo. Portanto quando for comprar algum corante dê preferência ao corante gel. Tem alto rendimento pois algumas gotas são o suficiente para colocar coloração ao produto desejado.

Usos: ideal para pasta americana, pastilhagem mexicana, massa elástica, glacê real, chantilly e marshmallow, pois não alteram as suas consistência original e é fácil chegar ao tom desejado. Colocar aos poucos (de preferência gota a gota), pois quando se colocado muito a côr pode não ficar como queríamos e já não há volta a dar. Um simples rosa bebê pode ficar rosa forte ou um azul céu virar um azul escuro. É preciso ter MUITO CUIDADO.
No chantilly e no marshmallow colocar quando terminar de bater, já nas pasta como americana e massa elástica colocar no centro e ir enrolando até ter a mesma cor em toda a pasta.



2 - Corante Liquido: por ser utilizado em massas, doces, coberturas e bebidas para realçar sua cor.
Usos: na confeitaria é utilizado para desenhos em pasta americana e bolinhos cobertos com glacê (quem é bom com desenhos esse é o ideal, não deixa marchas nem marcas de pincel).



3 - Corante Pó: ideal para coloração de caldas e sorvetes, sem alterar sua consistência.

Usos: na confeitaria é utilizado para fazer sombreamentos em flores bonecos folhagens. Não é necessário diluir mas se precisar utilizar álcool de cereais ou essências de bolos, seu uso diluído é como o do corante liquido podendo fazer desenhos e até mesmo cobrir pasta americana que não foi previamente colorida.
Temos alguns tipos de corantes em pó, o pó comum simples, aquele que fornece a cor natural, o corante em pó brilhante, que tem no pó um toque brilhante e o pó gliter para dar um toque final (deitar um pouco sobre bolos e doces) e dar-lhes uma luz (efeito especial).


0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra