14/10/17

Risotto de Abóbora, Caril e Camarão

Hoje para o almoço experimentei uma receita nova que vi numa revista "Momentos de Partilha" antiga.


Ingredientes:

- 500 gramas de abóbora cortada em cubos
- 3 colheres de chá de flor de sal com alho Gourmet Aqui
- 1 colher de sopa de folhas de alecrim
- 40 gramas de queijo parmesão
- 500 gramas de camarão
- Água q.b.
- 40 gramas de azeite, mais q.b. p/ regar
- 3 dentes de alho
- 100 gramas de chalota
- 1 ½ colher de chá de caril
- 300 gramas de arroz para risotto Bom Sucesso
- 20 gramas de vinho branco
- 20 gamas de manteiga


Preparação Bimby + Tradicional:

Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque a abóbora num tabuleiro de forno, tempere com 1 ½ c. chá de sal e o alecrim, regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180º C cerca de 35-40 minutos.
Coloque no copo o queijo e rale 10 segundos, velocidade 9. Retire e reserve.
Coloque no copo as cascas e as cabeças dos camarões e 500 gramas de água e aqueça 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Coe com a ajuda do cesto e reserve o fumet.
No copo limpo coloque 20 gramas de azeite, o alho e pique 3 segundos na velocidade 8. Refogue 3 minutos, temperatura varoma,  velocidade 1 (TM5: 3 minutos, temperatura 120º, velocidade 1).
Adicione o miolo de camarão e ½ colher de chá de sal e salteie 4 minutos, temperatura varoma, velocidade 1 colher inversa (TM5:4 minutos, temperatura 120º C, velocidade 1 colher inversa). Retire e reserve.
Coloque no copo 20 gramas de azeite, a chalota e o caril, pique 5 segundos na velocidade 5 e refogue 5 miniutos, temperatura varoma, velocidade 1 (TM5: 5 minutos, temperatura 120º C,  velocidade 1).
Pese para o copo o fumet e adicione água até perfazer 900 gramas. Adicione o arroz, o vinho e 1 colher de chá de sal, envolva com a ajuda da espátula e coza 8 minutos, temperatura 100º C, velocidade colher inversa.
Envolva com a ajuda da espátula para soltar o arroz do fundo do copo e coza mais 8 minutos, temperatura 100º C, 
Adicione a manteiga, o queijo e o camarão reservados e envolva com a ajuda da espátula. Sirva de seguida com a abóbora assada.

Preparação tradicional: 

Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque a abóbora num tabuleiro de forno, tempere com 1 ½ c. chá de sal e o alecrim, regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180º C cerca de 35-40 minutos.
Coloque num tacho  as cascas e as cabeças dos camarões e meio litro de água. Deixe ferver 5 ,minutos.Coe com a ajuda de um passador e reserve o fumet.
Descasque os dentes de alho,  e faça um refogado com os alhos picados e o azeite. Adicione o miolo de camarão e ½ colher de chá de sal e salteie 4 minutos. Reserve.
Pique a chalota e refogue com 2 dl de azeite e o caril.
Meça o fumet e reservado e junte água até fazer 9 dl. Adicione o arroz, o vinho e 1 colher de chá de sal, envolva. Deixe cozer o arroz (não deixe secar nem pegar ao fundo).
Adicione a manteiga, o queijo e o camarão reservados e envolva com a ajuda da espátula. Sirva de seguida com a abóbora assada.



Fonte: MP Nº 47 - Outubro 2014

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Comentários e opiniões são bem vindos. Serão moderados e responderei assim que possível.
Obrigada
Alexandra