03/03/18

Pão com chouriço

Depois de ver tanta pessoa a fazer pão com chouriço, confesso que aguçou a minha vontade e foi a minha vez de fazer.
Fiz também uns com bacon.


 Ingredientes:

- 300 gramas de água (3 dl)
- 25 gramas de fermento de padeiro fresco ou 1 pacote de fermento de padeiro seco
-  1 colher de chá de sal
- 350 gramas farinha, tipo 65
- 150 gramas farinha de centeio

(Usei 500 gramas de farinha 65 pois não tinha de centeio)- 1 chouriço de carne cortado às rodelas ou rodelas de chourição 

Preparação Bimby:

Coloque no copo a água, o fermento, o sal e programe 1,30 minuto, temperatura 37ºC, velocidade 2.  Junte as farinhas e amasse 2 minutos na velocidade espiga . Retire e deixe descansar cerca de 10 minutos.Corte a massa em 10 partes iguais, ou faça apenas um pão. Numa superfície polvilhada com farinha estenda um pouco a massa, espalhe o chouriço e feche. Coloque num tabuleiro polvilhado, faça cortes na diagonal e deixe que dobre de volume num local morno. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20-30 minutos e coloque um recipiente com água para manter humidade dentro do forno para que o pão fique melhor (no meu forno demorou menos tempo).



Preparação Tradicional: 

Coloque todos os ingredientes numa tigela e amasse muito bem até a massa ficar bem consistente. (com uma colher de pau ou com as mãos).
Depois de termos a massa no ponto, polvilhe com alguma farinha. Retire e deixe descansar cerca de 10 minutos.Corte a massa em 10 partes iguais, ou faça apenas um pão.
uma superfície polvilhada com farinha estenda um pouco a massa, espalhe o chouriço e feche. Coloque num tabuleiro polvilhado, faça cortes na diagonal e deixe que dobre de volume num local morno. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20-30 minutos  e coloque um recipiente com água para manter humidade dentro do forno para que o pão fique melhor (no meu forno demorou menos tempo).


Notas: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por fermento de padeiro seco, cerca de 5 gramas. Se usar farinha tipo 55, adicione mais 20-30 gramas de farinha.

1 comentários:

  1. Não sou apreciadora de pão com chouriço, mas, os meus filhos adoram e fazem em casa!!
    :))

    Hoje: "Poetizando... " Mar e a lua, fiéis ao nosso amor. (...Poetizando...)

    Beijos. Bom fim de semana.


    ResponderEliminar

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem. Apenas serão moderados os comentários SEM exagero de publicidade.
Obrigada
Alexandra