08/02/20

Carcaças

Não fazia estas carcaças desde 2012 e hoje decidi voltar a fazer. Ao rever o post confesso que tive que me rir, tal é a diferença nas fotografias (ver aqui). .
Aqui fica a receita.


Ingredientes:
- 200 gramas de água
- 70 gramas de leite
- 20 gramas de manteiga
- 20 gramas de fermento de padeiro frasco ou 1 saqueta de fermento de padeiro seco
- 1 pitada de açúcar
- 500 g de farinha tipo 65
 - 1 ½ colher de café de sal

Preparação na Bimby:
Colocar no copo da Bimby a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aquecer durante 2 minutos à temperatura 37 °C na velocidade 2. Acrescentar a farinha e o sal e amassar durante 3 minutos na velocidade Espiga. Retirar e deixar levedar num local morno até a massa dobrar de volume (eu deixei dentro do copo tapado com o meu abafador da bimby). Divida a massa em 12 partes iguais com cerca de 65 gramas cada. Moldar a gosto pãezinhos com e coloca-los num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixar levedar meia hora bem abafadinhos (deixei em cima da mesa tapados com um pano turco e uma toalha grande turca dobrada ao meio). Pincelar com água, fazer um corte com uma faca e polvilhar com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 25 minutos.

Preparação de forma tradicional: 

Aqueça  a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar, mas sem ferver. Deite numa taça grande e junte Acrescentar a farinha e o sal e amasse muito bem. 
Retirar e deixar levedar num local morno até a massa dobrar de volume (pode aquecer o forno a 50 garus, desligar e colocar o recipiente com a massa lá dentro - neste caso o mesmo não deve ser de plástico).
Divida a massa em 12 partes iguais com cerca de 65 gramas cada. Moldar a gosto pãezinhos com e coloca-los num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixar levedar meia hora bem abafadinhos.deixei em cima da mesa tapados com um pano turco e uma toalha grande turca dobrada ao meio). Pincelar com água, fazer um corte com uma faca e polvilhar com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 25 minutos.

Nota: Receita da revista Momentos de Partilha nº 23.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog. Espero que gostem.
Obrigada
Alexandra